Um dos principais projetos desenvolvidos pela equipe Nintersoft, tem por principal objetivo disponibilizar para a comunidade mais uma alternativa de placa de desenvolvimento, desta vez totalmente desenvolvido com um controlador mais conhecido e simples de programar, o PIC, da Microchip.
Não importa se você pretende desenvolver circuitos profissionalmente, se é apenas um estudante ou um curioso, a Picboard é a solução ideal na hora da implementação do projeto. Diferentemente de outras placas, a Picboard oferece uma solução mais simplificada na hora da manutenção, uma vez que utiliza conectores parafusáveis e um soquete para troca do controlador principal, caso seja queimado.
Com o material que disponibilizamos, você pode trabalhar na Picboard desde a impressão da placa de circuito eletrônico até a gravação do bootloader e programação do controlador principal.
Lembrando-se que por tratar-se do controlador PIC, diversos programas gratuitos para programação da placa estão disponíveis na internet, como o MPLAB, desenvolvido pela fabricante do microcontrolador, o MicroC Pro, que é uma ferramenta que oferece suporte à programação do controlador com a linguagem C caso você não goste de trabalhar com o assembly do MPLAB.
Versão PRO
A versão mais simples da Picboard foi desenvolvida para projetos profissionais, ou seja, com o hardware simplificado o processador trabalha de forma mais rápida, garantindo uma resposta com menos atraso.
Picboard PRO: |
Versão EDUC
Pensando nos estudantes, lembramos das dificuldades que são enfrentadas por principiantes no ramo da eletrônica, por decidiu-se desenvolver uma versão alternativa contendo mais proteções contra curto circuito, junções rápidas através de bornes maiores e ferramentas de diagnóstico de desempenho.
Picboard EDUC: |
Programação e bootloader
Os programas e arquivos a seguir são indispensáveis na hora de construir e programar sua Picboard.
Bootloader: |
|
Terminal (Você também pode usar o Ninterserial): |
|
Picboard de Nintersoft está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://www.nintersoft.com/projetos/picboard.